O que é a Produção Enxuta
Na busca de um preço competitivo, e consequente redução nos custos, as organizações sentem a necessidade de estarem se aperfeiçoando em técnicas e procedimentos, sempre na busca pela melhoria contínua. Para isso, as empresas utilizam ferramentas adequadas aos seus principais valores e uma ferramenta de grande auxílio à melhoria contínua, que tem demonstrado grande eficiência na solução de problemas é o Sistema de Produção Enxuta.
O objetivo principal deste trabalho é, a partir do estudo de conceitos de Sistema nas organizações através de alguns exemplos de empresas que adotaram este método de trabalho e demonstrar os métodos utilizados para a implementação deste processo.
Inicialmente estaremos apresentando os principais conceitos da Produção Enxuta, identificando os seus idealizadores e como este revolucionário processo surgiu nas Indústrias. Na sequência estaremos expondo quais os processos necessários para que haja o funcionamento eficiente deste modelo de produção dentro de uma organização e trataremos sobre a importância que este processo ganhou ao decorrer dos anos mostrando quais são as vantagens, desvantagens e dificuldades da utilização deste método de produção.
2. Surgimento da Produção Enxuta
O sistema de Produção Enxuta, ou Lean Manufacturing surgiu no Japão logo após a Segunda Guerra Mundial, quando a Montadora Toyota retomou os seus planos de se tornar uma grande montadora de veículos.
Para alcançar estes pretensiosos planos a Toyota baseou-se nas montadoras dos Estados Unidos, e focou o seu estudo no sistema de produção em massa Fordista. A Toyota tentou sem sucesso por vários anos reproduzir a organização e os resultados obtidos nas linhas de produção da Ford, até que em 1.956 Taiichi Ohno (engenheiro-chefe da Toyota) percebeu em uma visita pela Fábrica da Ford que a produção em massa precisava de ajustes e melhorias para se adaptar ao mercado e demanda Japonesa. Com essa análise detalhada sobre a visita