Produção de Água
Nossa visita foi realizada no dia 11 de junho de 2013 no horário da manhã fomos para a ETA Castelo branco (Compesa) onde funciona o sistema Tapacurá.
Chegando lá fomos conhecer os processos de tratamento da água para poder aprimorar nossos conhecimentos e vivenciar a prática do que realmente é produzir água. Sendo assim, descrevemos o que aprendemos.
INTRODUÇÃO
Quase toda água potável que consumimos se transforma em esgoto que é reintroduzido nos rios e lagos. Estes mananciais, uma vez contaminados, podem conter micro-organismos causadores de várias doenças como a diarréia, hepatite, cólera e febre tifóide. Além dos micro-organismos, as águas dos rios e lagos contêm muitas partículas que também precisam ser removidas antes do consumo humano. Daí a necessidade de se tratar a água para que esta volte a ser propícia para o consumo humano. Quando pensamos em água tratada normalmente nos vem à cabeça o tratamento de uma água que estava poluída, como o esgoto, para uma que volte a ser limpa. Cabe aqui fazer uma distinção entre tratamento de água e tratamento de esgoto: o tratamento de água é feito a partir da água doce encontrada na natureza que contém resíduos orgânicos, sais dissolvidos, metais pesados, partículas em suspensão e micro-organismos. Por essa razão a água é levada do manancial para a Estação de Tratamento de Água (ETA).
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Esta visita a Estação de Tratamento de Água Castelo Branco tem grande importância tanto do ponto vista de Saneamento Ambiental, quanto da percepção da importância deste sistema para a população.
Tal visita permitiu o conhecimento dos processos pelos quais a água passa para que chegue as nossas casas, o que nos leva a refletir sobre a questão ambiental, a valorizarmos á água, sem desperdiçá-la e procurar encontrar possíveis soluções para os problemas de doenças e desperdícios relacionados à má