Escolha de um Sistema de Produção em Águas Profundas
Escolha de um Sistema de Produção em Águas
Profundas
Pós Graduação Executiva em Petróleo e Gás
31ª Turma
Coordenadora: Suzana Kahn Ribeiro
Carlos Brandt
Resumo
A decisão por uma solução para a produção de um campo (ou mais) de petróleo não é nada fácil e depende de uma série de fatores. É uma decisão que envolve diversos profissionais de diversas disciplinas. Fatores que influenciam a tomada de decisão são: lâmina d'água, volume e qualidade do óleo e/ou gás, infra-estrutura já instalada no entorno e a ser instalada, distância da costa e/ou outras estruturas offshore, condições climáticas, requerimentos das agências locais, segurança, riscos, operacionalidade e até objetivos econômicos e políticos.
Além de aspectos técnicos, diversos estudos financeiros são realizados em diversas fases com aprovações específicas em cada uma delas. Vale a pena observar que, em se tratando de valores altíssimos, as decisões são muito bem analisadas antes das devidas aprovações.
A descoberta de grandes reservas de petróleo em camadas ultra profundas abaixo de uma espessa camada de sal - o pré-sal coloca grandes desafios para a indústria de petróleo brasileira.
Além de desafios tecnológicos para a perfuração, há necessidade de estabelecer plantas de produção de petróleo e gás em campos cada mais profundos e mais distantes da costa, chegando a distâncias de mais de 100 km.
Em função do cenário do pré-sal, a falta de infra-estrutura e as características do petróleo desses campos, a cadeia de abastecimento e o sistema de exportação escolhi como solução de produção uma unidade FPSO (Floating Production, Storage & Offloading) e como objetivo deste trabalho será apresentado uma análise dos componentes deste sistema flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo.
Índice
Introdução
4
I.
5
Escolhendo um Sistema de Produção
i. Profundidade de lâmina d’água
5
ii. Transporte do óleo
6
iii. Disposição do