produção de Água sanitaria
Introdução: Também conhecido como água sanitária ou água de javelle, o hipoclorito de sódio é um composto químico encontrado normalmente sob a forma líquida, de cor levemente amarelo-esverdeada, odor picante, solúvel em água, não inflamável, fotossensível (decompõe-se quando em contato direto com a luz), corrosivo a metais, de fácil oxidação e decomposição, libera gases tóxicos quando em contato com ácidos, obtido a partir da reação do cloro com uma solução diluída de hidróxido de sódio (soda cáustica). O hipoclorito de sódio tem propriedades germicidas e, por isso, é amplamente utilizado no tratamento e purificação da água, na desinfecção de legumes, verduras e frutas, na produção de desinfetantes industriais, no tratamento de piscinas para desinfecção da água, na composição de pesticidas convencionais e como agente de esterilização nas indústrias de bebidas como cerveja, vinho e refrigerantes à base de cola. É muito indicado para esterilização de ambientes domésticos como banheiros e cozinhas (partes domésticas mais propícias à proliferação de germes). Outra característica importante do hipoclorito de sódio é a ação alvejante, sendo, portanto, bastante útil no clareamento de tecidos, pisos e azulejos brancos e na indústria do papel. Também pode ser utilizado em tratamentos dentários como solução irrigante (utilidade ainda pouco difundida no Brasil, e que por isso, faz com que muitos dentistas façam uso da água sanitária). Objetivo: Produzir água sanitária em escala laboratorial.
Materiais e Reagentes: - Balde; - Proveta; - Béquer; - Espátula de Plástico; - Pipeta de 5 ml; - Funil de plástico; - Galão de cinco litros; - 1,5L de Hipoclorito de sódio (NaClO), possui forte poder alvejante bactericida; - 5g de NaOH em escamas
- 25g de Na2CO3 (barrilha), que controla a estabilidade do produto; - Aproximadamente 3.470ml de H2O; - 5 ml de essência herbal.
Procedimento: Adicionar 3.470 ml de água em um balde, em seguida