Produção de Video na e scola
CURSO: LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
PARFOR CAMPUS SANTARÉM
DISCIPLINA: PROJETO DE INTERVENÇÃO DISCIPLINAR
PROFESSOR MESTRANDO: LUÍS FARIAS ARAÚJO SANTANA JUNIOR
ACADÊMICOS
ELVES DE SOUSA COSTA
DINELVA DOS SANTOS
SANDRA MARIA GAMA
JUSTIFICATIVA As constantes mudanças no mundo provocam expressivas alterações também no modo de vida da sociedade. Com isso, as novas tecnologias surgem a cada dia, para que esta seja completamente compreendida e dominada .
Valente (2009) afirma que as tecnologias digitais, como a internet, as câmeras, o vídeo e os jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano das crianças da Educação Infantil, que demonstram facilidade em lidar com essas tecnologias, mesmo sem serem formalmente ensinadas, já que nasceram imersos nesse universo e são nativas desse mundo. No momento em que as crianças escolheram o tema de pesquisa “caranguejo”, elegendo as questões norteadoras do estudo, começamos a listar possíveis atividades a serem desenvolvidas. Nessa lista, incluímos a produção de um vídeo, sem definirmos previamente o formato/gênero dessa produção audiovisual.
Diante destas ferramentas é importante que a educação, sem desprezar suas raízes construídas pela educação tradicional durante séculos, atue sobre o presente com uma visão positiva voltada para o futuro, sem desprezar as ferramentas tradicionais. É preciso que haja coragem de poder ultrapassar essa barreira, e aproveitar os benefícios oferecidos à partir dessa revolução tecnológico.
Para isso é necessário criar um método inovador no processo de aprendizagem, fazendo uso das novas tecnologias . É necessário desenvolver uma mediação pedagógica que possibilite a interatividade entre o sujeito do processo e despertando o gosto pelo saber. O professor passa a ser mediador, motivador, um parceiro na construção da aprendizagem, juntamente com os materiais, com as tecnologias, as técnicas, os colegas e a