Produção de Leite
Para produzir leite de boa qualidade, os animais devem estar em boas condições sanitárias. As vacas devem estar vacinadas contra brucelose e febre aftosa, e terem aparados os pêlos da cauda e das proximidades do úbere, pois constituem os maiores propagadores de microrganismos. Recomenda-se que as vacas sejam lavadas diariamente e, no momento da ordenha, os úberes sejam higienizados com água limpa e enxutos com pano, de preferência, de cor branca. As vacas portadoras de mamite ou mastite devem ser ordenhadas por último. O leite dos animais doentes só poderá ser aproveitado após o tratamento e assegurada a sua cura. A ordenha deve ser completa e, de preferência, deve-se deixar o bezerro mamar no início.
Influência da Temperatura na produção
Quando falamos em produção de leite devemos sempre atentar para os fatores que a determinam. Existem três fatores que estão diretamente relacionados à produção, já destacados em artigos anteriores desta coluna. São eles, nutrição, sanidade e o conforto proporcionado aos animais. Estes três fatores estão ligados entre si. Logo, cabe a nós, técnicos e produtores descobrirmos onde está o nosso problema.
Na pecuária leiteira, em climas tropicais e subtropicais, fatores como a elevada temperatura do ar associada a alta umidade relativa (UR) do mesmo, causa uma sensação de extremo desconforto para nós e principalmente para nossas vacas. Nossos animais constantemente babam, permanecem de pé e respiram em sucessivos ciclos, a famosa "batedeira". A conseqüência deste quadro para todos, querendo ou não, é percebida ao recebermos o pagamento.
manejo de ordenha
Começa quando os animais ainda estão no piquete. Devemos condicionar as vacas a estarem sempre em movimento, visando uma maior facilidade na hora da extração do leite. Esse condicionamento deve ser feito sem gritos ou agressões físicas, atendendo assim o bem estar animal.
Ao colocarmos a ordenhadeira mecânica nos animais não devemos demorar mais de