Sustentabilidade
Sustentabilidade defini-se pela necessidade da população em relação as suas exigências tanto matérias como econômicas, sem agredir o meio ambiente muito menos comprometer o futuro das próximas gerações.
Essa questão também esta relacionada à capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. Esse conceito gerou dois programas nacionais no Brasil: o Procel (eletricidade) e Conpet, além de milhares internacionais.
O conceito de sustentabilidade é complexo, pois a tende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as questões Sociais, Energéticas, econômicas e ambientais.
O principio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), ate o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
• Ecologicamente correto;
• Economicamente viável;
• Socialmente justo;
• Culturalmente diverso;
ORIGEM
Segundo o site ‘Atitudes Sustentáveis’ o termo provem do latim e significa “sustentara” (defender, favorecer, apoiar, conservar, cuidar). O uso sustentável dos recursos naturais deve “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas”.
A primeira grande reunião internacional para discutir as atividades humanas em relação ao meio ambiente (United Nations Conference on the Human Environment - UNCHE) foi realizada de 5 a 16 de junho de 1972, na Suécia, chamou atenção internacional especialmente para questões relacionadas com a degradação ambiental e a poluição que não se limita às fronteiras políticas, mas afeta países, regiões e povos, localizados muito além do seu ponto de origem, e destacou a necessidade de apoio financeiro e assistência