PRODUÇÃO DE GRÃOS
“MANEJO DE PLANTAS DANINHAS”
1) Defina o que é planta daninha?
Uma planta pode ser daninha em determinado momento se estiver interferindo negativamente nos objetivos do homem, porém esta mesma planta pode ser útil em outra situação. Pode se dizer também que é uma planta que ocorre onde não é desejada.
2) Quais as características das plantas daninhas?
Não são melhoradas geneticamente.
Crescem em condições adversas.
São rústicas quanto ao ataque de pragas e doenças.
Possuem habilidade de produzir grande número de sementes por planta, geralmente com facilidade para disseminação pelo vento, água, pêlo de animais, etc. Exemplo: Desmodium purpureum
Apresentam dormência e germinação desuniformes, que são atributos que facilitam a perpetuação da espécie, pois, se todas as sementes germinassem de uma só vez, seria fácil erradicar uma espécie daninha. Muitas espécies de plantas daninhas são, ainda, capazes de se multiplicar por diversas maneira (sementes, rizomas, bulbos, tubérculos, folhas, raízes, etc.)
3) Quais os malefícios das plantas daninhas?
Redução de produtividade,Redução na qualidade do produto colhido (principalmente impurezas, Redução no valor da terra (propriedade), tiririca, Disseminação de pragas e doenças. Dificuldade de realizar tratos culturais e colheita, Dificuldade no manejo da água (reservatório e canais de irrigação, Intoxicação de animais, Produção de sementes,
4) Quais os benefícios das plantas daninhas?
Plantas daninhas utilizadas podem ser utilizadas em ornamentação urbana, residencial e na alimentação humana , Hospedeiras de inimigos naturais , Plantas para fins medicinais, Proteção do solo em relação a água, Redução da perda de água por evapotranspiração. Aumento da Matéria Orgânica do Solo (M.O.s.), Reciclagem de nutrientes, Incorporação de N no solo.
5) Quais os fatores que afetam o grau de interferência em relação a:
Ambiente
FERTILIDADE DO SOLO;
Disponibilidade de água