Mercado de grãos e produção de frutas e hortaliças
Sumário
1. Introdução 04
2. Panorama do consumo domiciliar brasileiro de hortaliças e frutas 05
3. O mercado brasileiro de grãos 07
4. Referências bibliográficas 10
Introdução
O setor agrícola brasileiro tem expandido seus mercados, mecanizando seus processos de produção e diversificando as matrizes base de consumo. Porém, ainda encontra diversas dificuldades no que se refere a setores logísticos intrínsecos ao processo de produção. Esta problemática está presente na falta de aparelhagem ferroviária para escoamento de produções interioranas para os portos, com o objetivo de exportar estes gêneros alimentícios – podendo destacar-se os papéis dos grãos de milho e soja. Também são observados problemas no transporte precário de frutas e hortaliças, que são largamente exportadas, porém não apresentam a mesma qualidade no comércio interno. Aponta-se a questão da baixa demanda nacional brasileira por estes elementos, relacionada a este severo problema de logística.
04
Panorama do consumo domiciliar brasileiro de hortaliças e frutas Para explanação e análise do tema, será utilizada a tabela fornecida no item a como referência da proposta do trabalho:
Baseando-se na Tabela 1 fornecida e na exposição em classe, pode-se destacar a relação proporcional de compra de ambas as frutas e hortaliças (de clima tropical, de clima temperado; folhosas e florais, frutosas, tuberosas e outras, respectivamente) com o income mensal familiar. A aquisição da faixa apresentada Mais de 6225 corresponde a aproximadamente três vezes a aquisição da faixa Até 830 quando analisado o geral do item Hortaliças, e a aquisição desta mesma faixa Mais de 6225 corresponde a mais de quatro vezes a aquisição da faixa Até 830 quando considerado o geral do item Frutas. O potencial produtivo brasileiro é vasto, como descrevem Melo e Vilela (2007):
“Em 2005, a produção total de hortaliças