Produção de Biodiesel
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
PRODUÇÃO DE BIODIESEL
Cristóvão Antônio da Silva
Maceió-AL
2014
Resumo
Este relatório mostra um método de produção de biodiesel, que é um combustível formado por ésteres de ácidos graxos, ésteres alquila (metila, etila ou propila) de ácidos carboxílicos de cadeia longa. Foi produzido em reator CSTR e retiramos uma amostra em variados tempos para estudo da conversão. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que que encontramos um limite de conversão para a indústria, uma vez que industrialmente é inviável tentar obter 100% de rendimento.
Índice
Fundamentação Teórica-------------------------------------------------- 04
Objetivo-------------------------------------------------------------------- 06
Materiais e Métodos------------------------------------------------------ 06
Resultados e Discussões------------------------------------------------- 07
Conclusão------------------------------------------------------------------ 09
Referências Bibliográficas----------------------------------------------- 09
Fundamentação Teórica Devido a crescente demanda por energia com qualidade ambiental e viabilidade econômica, diversas pesquisas concentram seus esforços para desenvolver fontes de energia renováveis para substituir o diesel fóssil gradualmente. Embora os óleos vegetais possam ser usados diretamente para substituir o gasóleo normal, as elevadas viscosidades dos óleos crus limitam a sua aplicação (KULKARNI; SAWANT, 2003). Uma alternativa para esse problema seria a transesterificação de óleos brutos através da catálise ácida, básica ou enzimática. (SUAREZ et al., 2007).
O uso do biodiesel trás ganhos sociais, econômicos e ambientais gerando baixos índices de poluição, não colaborando para o aquecimento global, por se trata-se de uma fonte