Febre amarela
RESUMO
O nome da doença está relacionado à cor na qual a pela da pessoa fica após contrais a doença. A picada causa diversos distúrbios nos tecidos do corpo. Quando se espalha pela corrente sanguínea, a pessoa fica uma cor amarelada na pele e também nos olhos.
Esta doença infecciosa pode permanecer no corpo de uma pessoa doente por aproximadamente duas semanas. Em alguns casos, a pessoa pode até morrer, em função do agravamento da doença e dos danos provocados pelo vírus no corpo e nos órgãos.
A vacina contra a febre amarela foi criado, no ano de 1937, pelo médico sul-africano, Max Theiler.
Importante: Os médicos recomendam tomar está vacina antes de viajar para as regiões norte e centro-oeste do país ou para áreas em que exista incidência desta doença.
1. INTRODUÇÃO
A febre amarela é uma doença infecciosa, causada por um vírus. O vírus tem uma curta duração que pode durar até 10 dias e a gravidade de risco pode variar. A transmissão não é feita diretamente, mas existem dois tipos de transmissão sendo ela por um mosquito silvestre e o urbano. A transmissão do vírus ocorre quando o mosquito pica uma pessoa ou um animal, normalmente em regiões de florestas e depois pica uma pessoa saudável que não tenha tomado á vacina. Na forma urbana é transmitida pela picada do Aedes aegypti,o mesmo que transmite a dengue¹.
1.1 SINTOMAS Os principais sintomas da febre amarela é a febre alta, mal- estar, dor de cabeça, dor muscular muito forte, cansaço, calafrios, vômito e diarreia². Esses sintomas aparecem após três dias depois da picada do mosquito. Metade dos casos da doença evolui muito. Outros podem sentir sintomas muito grave como hepatite e coma hepático, no pulmão e problemas cardíacos que pode levar até a morte. Quando o paciente é recuperado não apresentará nenhuma sequela.
1.2 DIAGNÓSTICO Os sintomas da febre amarela são muitos parecidos com a da dengue e a da malária, para diagnóstico