Segurança do Trabalho FABRICAÇÃO DE TUBOS DE AÇO, PEÇAS FUNDIDAS E ESTRUTURAS METÁLICAS
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO DO TABALHO
O objetivo principal deste trabalho é analisar, estudar e avaliar a segurança e higiene no processo de fundição de peças. Para isto, foi realizada uma visita à empresa BM Fundições localizada na cidade de Poá. A empresa tem foco especializado na área de fabricação de tubos, mancais e perfis, principalmente de bronze.
Todo o processo de fabricação será analisado, a fim de identificar possíveis falhas no processo, que possam levar à lesão do trabalhador, levantando ações para prevenção e eliminação dos possíveis acidentes de acordo com as normas regulamentadoras de higiene e segurança no ambiente de trabalho.
A ferramenta que será utilizada para analisar o processo e seus riscos é a FMEA (Analise dos Modos e Falhas e Efeitos) onde é estudada cada etapa do processo, relacionando todos os potenciais de riscos e acidentes e, posteriormente, achando uma solução para evitá-los, documentando-os.
3. RELEVÂNCIA ECONÔMICA SOCIAL
4. PROCESSO PRODUTIVO
O processo de fabricação dos produtos da BM Fundições, não é uma produção em série. Está voltado para peças exclusivas, de acordo com a necessidade do cliente.
Ao receber a matéria prima do fornecedor, os colaboradores pesam o material na balança e através do valor obtido e volume solicitado, conseguem determinar se o material recebido está de acordo com o solicitado previamente, através do conhecimento prévio da densidade requerida. Isso é feito desta forma, pois a empresa não consta com o equipamento que faz esta análise.
Após esta checagem, o material é encaminhado para o estoque, onde fica até chegar a ordem de serviço. Com a ordem de serviço em mãos, os colaboradores iniciam o processo de preparação da areia, para a montagem do molde. Em um processo paralelo, pré-aquecem o forno, que para o primeiro vazamento demora aproximadamente três