Fundição - Baixo ponto de fusão
Ligas de Baixo Ponto de Fusão
Bruno Augusto dos Santos
Diego de Oliveira Lima
Washington Landim Natalino
Wendon Johnes de Freitas
4º Semestre – Processos Metalúrgicos
Noturno
Trabalho apresentado à Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba, referente ao Seminário de Fundição, solicitado pelo professor Amir.
Pindamonhangaba – SP
2013
INTRODUÇÃO:
O ponto de fusão é a temperatura à qual uma substância passa do estado sólido para o estado líquido, considera-se baixo ponto de fusão quando o mesmo for inferior a 800°C. Os compostos puros têm um ponto de fusão bem definidos, e em geral as impurezas ocasionam um abaixamento do ponto de fusão das substâncias. Este fato se observa quando as impurezas são solúveis na substância fundida e insolúveis na sua fase sólida.
CARACTERISTICAS GERIAS:
São particularmente indicados para a obtenção de peças fundidas devido à sua elevada fluidez e ao seu baixo ponto de fusão;
Apresentam fluência à temperatura ambiente, por isso não sendo utilizados em aplicações estruturais;
Não são sensíveis ao trabalho a frio, não apresentando encruamento significativo por deformação plástica.
Entre os metais mais utilizados estão:
Chumbo;
Estanho;
Zinco.
OBS: Uma das características em comum é a resistência à corrosão
CHUMBO
O chumbo foi um dos primeiros metais a ser trabalhado pelo Homem, sendo conhecido desde 3500 a.C., de acordo com descobertas arqueológicas feitas no Egito.
O chumbo é um dos mais utilizados metais na indústria, sendo ultrapassado apenas por outros metais como o ferro, o cobre, o zinco e o alumínio. E o seu ponto de fusão é 327°C.
PROPRIEDADES DO CHUMBO
As propriedades do chumbo, que o tornam bastante útil para várias aplicações são a alta densidade, maleabilidade, lubricidade, flexibilidade, condutividade elétrica, e coeficiente de expansão térmica, O chumbo também apresenta boa resistência à corrosão em uma grande variedade de