psicologia do esporte
RESUMO: O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão teórica sobre a avaliação psicológica aplicada ao contexto esportivo, no qual o psicólogo deverá enfocar o individuo e o grupo, portanto fará parte da avaliação psicológica testes psicológicos, entrevistas e observação de conduta. Para tanto discutiremos os campos de atuação do psicólogo esportivo e a avaliação psicológica, dando um enfoque maior para a entrevista de avaliação psicológica que é o principal objetivo deste estudo.
PALAVRAS-CHAVE: Psicologia do Esporte, Avaliação Psicológica, Entrevista psicológica.
1. PSICOLOGIA DO ESPORTE
Uma das áreas da psicologia na atualidade é a psicologia do esporte que visa promover à melhora do desempenho esportivo, a saúde, as relações interpessoais, a comunicação e a liderança. Ajudar o atleta a compreender, por que optou por determinado esporte e qual é o seu objetivo em relação a ele é a primeira etapa para promover a saúde. Quando o atleta reconhece o que o mantém treinando, quais os esforços conseguidos ao fazer aquele esporte têm mais condições de prevenir e controlar seu comportamento. O que mantém o atleta treinando, muitas vezes são esforços naturais, resultados do desempenho da modalidade esportiva. Porém outros reforços também podem estar em curso, podendo fazer com que o treino cause sofrimento.
É indispensável que o atleta aprenda a identificar as condições que estão mantendo o seu comportamento, assim ele poderá ter mais convicção e compromisso com o esporte. É o compromisso que permitirá o trabalho com as técnicas para a melhora do rendimento. Os trabalhados para a melhora do desempenho são: a concentração, o planejamento e a propriocepção. Através de uma análise das condições ambientais, são definidos os objetivos no planejamento de forma que as tarefas propostas sejam reforçadoras.
A propriocepção ensina o atleta a discriminar o que está acontecendo no sistema que transmite a estimulação dos músculos, articulações