Produção de aprendisagem
O trabalho de produção de aprendizagem vem mostrar que o ser humano diferentes dos demais seres vivos possui uma habilidade de comunicação incrível que para nos praticantes do dia a dia é algo tão normal que passa despercebida, não paramos para pensar no valor que a linguagem tem podemos através da linguagem despertar diversos sentimentos uns nos outros como a curiosidade a imaginação, manipulando idéias mudando atitudes, gerando conflitos são imensas coisas que podemos fazer com o poder da palavra.
Deste modo observamos o quanto é importante fazermos uma análise sobre este assunto estudando e descobrindo o mundo fascinante da linguagem.
O objetivo da seguinte produção de aprendizagem é adquirir e expor novos conhecimentos e idéias ir a busca de novas metodologias buscando melhorar cada vez mais nosso desempenho.
A metodologia constitui-se de aulas presenciadas, leitura de livros das disciplinas e pesquisa de novos autores.
As disciplinas cursadas nesta UTA foram:
METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO
METODOLOGIA DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA
PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL
LINGUA PORTUGUESA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONSEPÇÕES DO ENSINO
Em 1970 houve o início do processo de Democratização do acesso escolar no Brasil. Uma escola preconceituosa e elitista, que começou a ser promotora da emancipação e da transformação durante a década de 1990. A partir daí, mudou-se o conceito de reprovação, mesmo não dominando conteúdos tradicionais, muitos alunos vem sendo promovidos a níveis mais elevados. Aumentaram-se assim a oferta e o acesso as vagas de nível superior. E ai surge os alunos que não são proficientes leitores e produtores de texto (letrados), e se o aluno não sabe, cabe ao professor ensinar, e não ter uma posição autoritária e excludente, conseqüentemente reprovando-os. Pela concepção pedagógica libertadora desenvolvida pelo educador Paulo Freire: “Ninguém ensina nada a ninguém, os homens aprendem em comunhão,