Produção Cartográfica
Podemos entender a estatística como sendo o método de estudo de comportamento coletivo, onde as conclusões são traduzidas em resultados numéricos.
Ela estuda os métodos que são utilizados em coletas, organização e análise de dados que fazem parte de problema, objetivando a tomada de decisões, sendo dividida em:
Estatística descritiva, que tem como objetivo apenas a descrição, a análise, o resumo e a interpretação dos dados coletados;
Estatística indutiva, também conhecida como Inferência estatística, que se preocupa em tirar conclusões a partir da análise dos dados. Estudaremos agora algumas noções básicas da Estatística descritiva, como população, amostra, distribuições de frequência, média, mediana, moda e ainda o que é variância, desvio padrão, por serem ferramentas indispensáveis da Estatística.
População: entende-se por população o conjunto cujos elementos apresentam, pelo menos, uma característica comum, e que será analisado com o objetivo de tirar algum tipo de conclusão. Por exemplo: Numa fabrica de automóveis, os veículos produzidos no primeiro semestre de um determinado ano formam uma população para pesquisa estatística sobre controle de qualidade, que possa estar sendo feita naquela indústria.
Amostra: Quando a População é muito vasta ou quando não é possível coletar dados de todos os seus elementos, retira-se desse universo um subconjunto chamado amostra. Os dados são coletados dessa amostra. Por exemplo: em relação à produção dos automóveis, na fabrica do exemplo anterior, também se pode trabalhar com um número menor de veículos, que representa a população objeto de estudo, e este grupo é que será a amostra. Rol: é toda sequencia de dados numéricos colocados em ordem não decrescente ou não crescente. Por exemplo: Os alunos de uma amostra apresentam as seguintes noas de matemática.
6
4
8
7
8
O rol desses resultados é: (4, 6, 7, 8, 8) ou (8, 8, 7, 6, 4) Frequência absoluta (F): é o número