Relatório Final Produção de Base Cartográfica Digital e Generalização Cartográfica.
Departamento de Geografia
Cartografia Digital
Relatório Final Produção de Base Cartográfica
Digital e Generalização Cartográfica.
Altieri F. Alves
Allen Brito Rocha
Curitiba 2012
ENTRADA DE DADOS NO SISTEMA
Neste trabalho foram, utilizados para todos os procedimentos pertinentes o software ArcGis 9.3.1. Em posse do layer utilizado foram selecionado os dados matriciais a serem georreferenciados em SAD69, ou seja, no Sistema de coordenadas / prédefined / projected coordinate systems/ UTM / South America / SAD 69 UTM zone 22S / aplicar / ok.
A folha topográfica 2858-4 SE de Guaratuba/PR-SC disponibilizada pelo ITCG a qual foi inicialmente georreferenciada de acordo com seu sistema de projeção UTM SAD69 Fuso 22S.
Nesse processo de Georrefenciamento foi adotada a opção de um polinômio de 1º Grau, por se tratar de uma folha de carta digitalizada com Datum já pré-definido. Sendo por tanto o mais indicado em casos como esses que não necessitam de maiores correções.
O georreferenciamento apresentou um total RMS de erro de.........................
Após o processo de georreferenciamento prévio, foi realisada uma retificação da carta, ou seja, um processo de correção da folha topográfica: Georeferencing / Rectify, onde foi convertido o raster para o Datum ao qual trabalharemos. Tal procediment foi realizado para posteriormente se inserir e identificar a folha com um sistema projetivo SIRGAS 2000, UTM fuso 22 Sul, o qual substitui oficialmente Datum SAD69 na América no Sul atualmente.
Figura 1 – Inserindo os pontos no software ArcGis para o georreferenciamento. Foram selecionados, de modo aleatório 6 pontos de controle na carta de modo a garantir sua distribuição satisfatória e uma resposta coerente com o objetivo do mapeamento. folha topográfica 2858-4 SE de Guaratuba/PR-SC
Pontos de controle
Pontos de controle georreferenciados
Ponto
x y 1
7123000
738000
2
7123000
750000
3