Cidade De Petrópolis
O trabalho a seguir traz um pouco dos encantos da cidade de Petrópolis, proporcionados pela viagem feita no dia 23 de agosto de 2014.
2. A cidade de Petrópolis Petrópolis nasceu do sonho do Imperador D. Pedro I que descobriu os valores climáticos e belezas naturais da região serrana. Aqui D. Pedro II construiu seu Palácio, vivendo os melhores momentos de sua vida. Emoldurada pela Mata Atlântica e envolvida pela arte, música, dança, cultura e tradição, em parte herança dos colonos germânicos e imigrantes portugueses, italianos e franceses, dentre outros, conquista patamares de desenvolvimento nos setores do turismo, da pesquisa e da alta tecnologia. Petrópolis, cidade onde o passado e o presente seguem entrelaçados, oferece cores, sabores, surpresas e satisfação. Na gastronomia, conceituadas confeitarias, bares e restaurantes; o charme das pousadas e hotéis; a diversidade nos pólos de compras e muito mais para ser descoberto, num convite às experiências memoráveis.
2.1 Museu Casa do Colono
Trata-se de uma casa simples, de paredes de pau-a-pique que pertenceu à família Sutter. Os cômodos que chamam mais atenção são a oficina e a cozinha com seu fogão a lenha, o batedor de manteiga, as fôrmas para a feitura do famoso pão alemão, a máquina manual para fazer chucrute, entre outras preciosidades. A construção data de 1847 e foi erigida no então Caminho Colonial (atual Rua Cristóvão Colombo), por Johan Gottlieb Kaiser.
Transformada em Museu em 1976, a Casa nos remete à adaptação vivida pelo imigrante para viver em terras brasileiras. As casas rurais típicas da Germânia eram normalmente construídas ao redor de um fogão central, utilizado não apenas para cozinhar, mas também para aquecer, no rigoroso inverno europeu. No Brasil, há uma separação nítida entre casa, cozinha e banheiro.
Acervo composto por:
Esculturas, pinturas, livros, arte sacra, murais, mobiliário, utensílios, livros raros, fotografia,