cartografia escolar
Sendo assim, a pesquisa foi iniciada em 1982, a primeira etapa era de construção do instrumento de pesquisa – o mapa, na segunda etapa foram aplicados questionários em rede oficial de ensino do estado de São Paulo, em classes de 11 a 15 anos, cursando a 5 à 8 serie.
Os resultados obtidos evidenciaram o baixo índice de leitura por parte dos alunos, considerando-se esse meio de transmissão da informação (o mapa). Diante disso, passou-se a pesquisar o processo de alfabetização cartográfica em faixas etárias menores de 6 a 11 anos. A preocupação, quanto a pesquisa, foi continua.
A comunicação cartográfica
Cartografia e comunicação.
As primeiras definições para cartografia colocaram com objetivo de representação da Terra. Outras, como arte, como fator primordial a estética do mapa, evoluindo para cartografia como técnica, a confecção dos mapas.
A preocupação com o usuário do mapa, só vem aparecer em 1996, pela associação Cartográfica Internacional. Assim, alguns autores propõem que a cartográfica passa a se preocupar com o usuário do mapa, com a transmissão e eficiência do mapa como meio de comunicação.
Analise nos modelos de comunicação cartográfica.
O modelo de Kolacny “ Comunicação da informação cartográfica”, apresenta uma proposta sustentável em termos de importância das duas esferas de interesse de comunicação cartográfica ( a confecção e leitura do mapa). Concluindo-se que os problemas complicados da cartografia não podem ser resolvidos e estudados com sucesso se não der total atenção, a produção e a criação do trabalho cartográfico e sua utilização.
Salichtchev apresenta uma esquematização do modelo e Kolacny, fazendo uma interpretação em quatro estágios: no primeiro estágio, o cartografo não utiliza todas as