Produzir textos um processo que envolve diferentes etapas
Produzir textos é um processo que envolve diferentes etapas: planejar, escrever, revisar e reescrever. Esses são os conteúdos fundamentais da produção escrita. A revisão não consiste em corrigir apenas erros ortográficos e gramaticais, como se fazia antes, mas em cuidar para que o texto cumpra sua finalidade comunicativa.Os alunos somente produzirão textos de qualidade a partir de um trabalho feito com dedicação, o professor deve deixar bem claro quais são os encaminhamentos metodológicos e qual gênero o aluno irá produzir. Depois do texto pronto e da correção feita, é hora de reescrever a produção, no caderno fazendo as correções e reestruturações necessárias. Assim, eles aprendem que, para escrever bem, têm de saber o que querem dizer e para quem escrevem. Afinal, a chave para ser um bom escritor é ler muito e revisar seus textos continuamente, antes de considerá-los prontos.
Dicas:
- Realizar ditados com freqüência. É importante para desenvolver a concentração, verificar o vocabulário e a ortografia dos alunos e ainda pode servir de ferramenta para a construção de textos. Trabalha a coordenação auditiva motora da criança e auxilia na fixação da grafia por parte da criança. Professor, para aplicar a atividade do ditado, ele deve ser bem preparado. Consiste na escolha de palavras e ou de trechos de boa linguagem, de textos trabalhados em sala de aula, conhecidos dos alunos, extraídos de uma atividade realizada em sala de aula e que transmita: conhecimentos, regras, conceitos, dentre outros.
- Utilizar dicionários com freqüência em sala de aula para enriquecimento vocabular e escrita de frases com as palavras novas contribuem para a melhora dos erros ortográficos e gramaticais.
- Fazer a revisão na presença do autor da redação. "Quando a criança recebe um trabalho corrigido, olha a nota e não dá a devida atenção aos erros" de nada adianta, o aluno tem que ler o que escreveu.
- A gramática não deve ser deixada