projeto
FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DA LÍNGUA PORTUGUESA
Os temas que serão abordados na realização dessa atividade são: 1. Comunicação e linguagem; relação linguagem, sujeito e ensino da língua; linguagem e participação social.
Por meio da leitura do capítulo 1 do PLT, Aquisição de Linguagem, fazer uma pesquisa sobre as diferenças principais entre a fala e a escrita nas diversas regiões do Brasil, produzir uma lista onde a fonética é alterada no momento da fala. Selecionar as palavras mais interessantes que possuam variação linguística, descrevendo a contextualização de cada palavra. 2. Linguagem e atividade discursiva e textualizada; análise e reflexão sobre a língua.
Essa atividade é importante para entendermos que a língua tem natureza homogênea e heterogênea e que é dotada de ordem e sistematização. Elaborar slides que contenham imagens de placas, anúncios, entre outros, textos com erros ortográficos. Fazer uma leitura de textos em situações reais de uso que nos aproximem de elementos da língua que transformam a função comunicativa mais prazerosa. 3. Leitura de textos em situações reais de uso.
Realizar uma pesquisa dos gêneros textuais e conceitua-los, comparar suas estruturas e exemplifica-los por meio de textos. Pois o trabalho com o texto em qualquer de suas dimensões, leitura, produção de textos, elaboração de conhecimentos linguísticos, é fundamental a diversidade de estratégias. Explorar as propriedades discursivas e textuais em jogo desenvolvem estratégias e habilidades que levam o aluno a atingir a função comunicativa esperada. 4. Aprendendo a produzir texto.
Produzir textos é um processo que envolve diferentes etapas, como: planejar, escrever, revisar e reescrever. Esses comportamentos são os conteúdos fundamentais da produção escrita. Definir o conteúdo que será escrito, adequá-lo a um propósito comunicativo e organizar as ideias são comportamentos que não dependem da representação gráfica das palavras e as crianças