produto, marca e serviço
Produto
Produto é algo concreto ou abstrato que satisfaz as necessidades e os desejos dos consumidores.
Cursos universitários, transporte aéreo, consultorias e ideias como pare de fumar, se beber, não dirija e use camisinha são produtos mais abstratos. O produto é uma combinação de atributos, como as dimensões físicas, os materiais, as funções, o desempenho, a marca, o preço e a embalagem. Os atributos geram benefícios e custos – ou valor percebido – para o consumidor.
Valor percebido: Diferença entre a avaliação dos benefícios recebidos pelo consumidor e a aquisição de um determinado produto, subtraindo-se os custos envolvidos e percebidos na aquisição. É um valor pessoal e subjetivo, que depende da percepção do cliente em potencial.
Ex: automóveis, roupas e cidades são coisas concretas oferecidas às pessoas para satisfazer necessidades de transporte, proteção e lazer.
Há dois tipos de produtos...
Produtos tangíveis e intangíveis
Os bens são produtos tangíveis ou físicos, como carros, roupas, pontes e apartamentos.
Os serviços são produtos intangíveis, como shows musicais tratamentos médicos, assistência técnica e equipamentos industriais.
O conceito de produto refere-se tanto para bens quanto para serviços.
Produtos industriais e de consumo
Produtos industriais são adquiridos por empresas de manufatura, de prestação de serviços ou pelos governos, a exemplo das matérias-primas – minério de ferro e algodão -, componentes e materiais semi-processados – chip de computador e chapas de aço -, bens de capital – armazém e laminadora -, etc.
Produtos de consumo são comprados por pessoas ou famílias – ou seja, os consumidores finais – que querem satisfazer necessidades e desejos individuais ou domiciliares.
As características técnicas do produto definem o que ele é e como ele funciona. Essas características incluem composição física, processos de produção, funções e especificações técnicas.
Composição física é o resultado