Produtividade de ativo
O que se propõe neste resumo é uma metodologia para aumentar a produtividade dos ativos que abrange três dimensões: operacional, estratégica e de processos. São analisados aspectos de uma empresa, da eficiência operacional às estruturas de ativos, do planejamento de vendas às operações.
O resumo apresentado a seguir comprova que otimizar a produtividade dos ativos existentes e racionalizar o excesso de capacidade são iniciativas que ajudam as empresas a reduzir custos, a alcançar maiores lucros e a aumentar a competitividade.
Um enfoque tridimensional para aumentar a produtividade de cada ativo pode levar o crescimento rentável e à liderança em custos, entre outras vantagens.
Sabe-se que uma empresa com bom rendimento de ativos pode aumentar o valor gerado para os acionistas, impulsionar o crescimento rentável e estabelecer a liderança em custos. No entanto em muitas empresas, grande parte dos ativos industriais opera muito abaixo de sua capacidade produtiva.
RESUMO
A assertividade decisória está pautada em três decisões básicas: operacional, de investimento e de financiamento. São elas que norteiam a preparação estratégica e a condução operacional do negócio visando o alcance do diferencial corporativo.
No planejamento de um negócio, o gestor tem basicamente três funções essenciais:
(a) conhecer com detalhe sua logística operacional e as condições para torná-la competitiva;
(b) definir o montante de recursos financeiros necessário para viabilizar seu processo operacional e gerar retorno para os investidores e
(c) conhecer a fonte e as condições de captação de recursos para realizar os investimentos necessários.
O QUE É PRODUTIVIDADE DE ATIVO?
Para medir a produtividade dos ativos de uma empresa, é preciso que se examinem tanto os ativos fixos (fábricas, imóveis e equipamentos) como os de capital de giro (estoque contas a pagar, contas a