diversos
Ciências Contábeis
Teoria da Contabilidade
Acadêmicos:
Atividade pratica supervisionada
Professor: José Soares
Campo grande MS, 02 outubro de 2013.
Etapa 1, passo1
O objetivo da contabilidade
A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.
O sistema de informação é o conjunto organizações de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios.
Usuário pode ser pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e avaliação de uma entidade. Ele poder ser preferencial ou externo sendo, um acionista, credor em geral e emprestador de recursos e integrantes do mercado de capitais. Já os secundários, são os Administradores da empresa e o Fisco.
As informações de natureza econômica devem ser consideradas a visão do que seja econômico para a contabilidade (demonstração do resultado em geral). Informação de Natureza Financeira, (fluxo de caixa, capital de giro, etc..). Estas duas constitui o Núcleo Central da Contabilidade.
Informação de natureza de produtividade compreende a utilização mista de conceitos valorativos (financeiros no sentido restrito) e quantitativos (físicos no sentido restrito)
O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.
A verdade da Contabilidade reside em Ênfase à evidenciação.
Essência sobre a forma ser instrumento útil para a tomada de decisões pelo usuário, tendo em vista a entidade. Para tal devem observar dois pontos:
Ênfase à evidenciação.
Essência sobre a forma.
A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, permite conhecer-se a posição