producao academica
E A PRODUÇÃO ACADÊMICA
7
Rejane Klein1
Rita Maria Decarli Bottega2
RESUMO: Objetivando contribuir com as discussões acerca do estágio supervisionado e, conseqüentemente, com as questões sobre a produção no ensino superior, este trabalho investiga alguns relatórios de estágios analisando como os acadêmicos expõem e utilizam os dados coletados durante sua experiência de estágio supervisionado em turmas do 2º ciclo do Nível Fundamental. Para isso, dentre as partes que compõem o relatório de estágio selecionou-se o item que se refere ao relatório analítico descritivo. Neste item espera-se que o acadêmico colete alguns dados e posteriormente os analise a partir dos referenciais teóricos estudados durante o Curso.
A coleta dos dados ocorre durante as aulas de observação e a análise aconte-
ce após o término do estágio. Percebeuse que o estagiário faz referência aos textos-base utilizando-os como voz autorizada que lhe permite efetuar algumas afirmações. No entanto, não apresenta um posicionamento próprio em relação aos textos utilizados. Além disso, observouse o uso de chavões e generalizações, percepção única do aspecto pedagógico e um discurso revelador de uma postura julgadora. Por último, as questões abordadas foram inseridas como parte de um discurso maior: o da instituição formadora deste acadêmico-estagiário. Como alternativa para uma escrita mais particular, assim como o é a experiência de estágio, optou-se pela defesa da pesquisa na graduação, vinculada ao cotidiano do trabalho com as diferentes disciplinas.
PALAVRAS-CHAVE: Estágio/ensino. Produção universitária. Pesquisa.
1. INTRODUÇÃO
Elaborar os relatórios de estágio tem sido uma prática constante no curso de Letras do campus de Marechal Cândido Rondon e neles há o registro das ativida1
Professora efetiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Doutoranda pela
Universidade Federal do Paraná.
2
Professora