Materiais de Construção
LEONOR LARISSA, NATÁLIA LARANJEIRA E REBECA TAVARES
ANÁLISE DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
SALVADOR
2013
LEONOR LARISSA, NATÁLIA LARANJEIRA E REBECA TAVARES
ANÁLISE DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade analisar os materiais de construção que podem ser utilizados num edifício cuja planta baixa foi dada em sala de aula.
Nome do orientador: Professora Andréa.
SALVADOR
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 ANÁLISES PRELIMINARES 1.1 Planta baixa 1.2 Definição dos materiais 1.2.1 Argamassas 1.2.2 Madeiras 1.2.3 Tintas 1.2.4 Outros revestimentos
2 ANÁLISE DOS CÔMODOS
2.1 Área de Serviço
2.2 Cozinha
2.3 Living
2.4 Lavabo
2.5 Varanda
2.5 Área Externa
3 PRÉ-VISUALIZAÇÃO DO EDIFÍCIO
4 REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO Diante a variabilidade de materiais de acabamento no mercado, foi desenvolvida uma análise de uma planta baixa com finalidade de explorar os materiais mais adequados para cada tipo de cômodo desde o revestimento das paredes até a definição do tipo de piso, portas e janelas. Dentre eles estão argamassas, tintas, azulejos, madeiras e vidro.
ANÁLISES PRELIMINARES
1.1 Cômodos
1.2 Definição dos materiais 1.2.1 Revestimentos
Diante dos tijolos expostos, o edifício em questão terá um revestimento que vai variar de acordo com a necessidade do cômodo no que diz respeito a aplicação das camadas de argamassa, uso de cerâmica, rejuntes dentre outros revestimentos. Antes de mais nada, a definição de cada tipo de revestimento será dada a seguir.
A primeira camada é fina e rugosa chamada de chapisco. A sua importância se deve ao fato de ser a base do revestimento para que as outras camadas tenham mais aderência na parede através de sua textura. O chapisco tem uma quantidade maior de cimento, também chamado de traço forte correspondente a 1:3. Antes de se