Produção acadêmica
Ser Enfermeiro é muito mais do que uma profissão. É uma prática e um cuidado humanizado constante com as pessoas, onde frequentemente cuidamos de um indivíduo que nunca o vimos antes. Por isso antes de sabermos qual o seu real papel e atribuições, temos que conhecer o que é a Enfermagem e sua história. A Enfermagem é uma ciência que possui uma essência especial que é o cuidado ao ser humano individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico (num todo indivisível), sendo trabalhada individualmente ou na maioria das vezes em equipe, atividades de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde e de doenças ou de estados de alteração da saúde.
A enfermagem é uma ciência humana, de pessoas e de experiências, voltada ao cuidado dos seres humanos, cujo campo de conhecimento, fundamentações e práticas, abrange desde o estado de saúde até os estados de doença, e é mediado por transações pessoais, profissionais, científicas, estéticas, éticas e políticas (LIMA, 2005, p.27).
Quando falamos de “Enfermagem”, ou “Ser Enfermeiro”, não pode esquecer-nos do cuidado, o cuidado está presente em tudo que fazemos, o cuidado com o nosso planeta, com nossa casa, com o jeito em que organizamos as coisas, a maneira em que trocamos um objeto de lugar, enfim o cuidado tem que está presente em tudo. Se o cuidado é tão importante para fazermos simples coisas do dia a dia, imagina cuidar de pessoas, que realmente precisam do cuidado, estando debilitadas, por consequência de sua saúde comprometida. Com esse cuidado, o profissional cria uma relação com o paciente, totalmente humanizada, mantendo um bem-estar do paciente e passando confiança. Assim, cabe ao enfermeiro, mobilizar as ações de cuidado, aplicar, com o doente e com a sua família, uma maneira de se comunicar da forma mais clara e simples possível. Dessa maneira juntamente com à capacidade e à sensibilidade assim