Flacidez
Conforme Guirro e Guirro, (2004) o termo flacidez se refere à qualidade ou estado da pele que se encontra ou seja: mole, frouxo ou lânguido, na estética o termo é utilizado com o mesmo significado,não definido as estruturas que podem apresentar esse comportamento.A definição da flacidez estética é tema de discussão,uma vez que flacidez da pele e a hipotonia muscular são consideradas por alguns como uma entidade única, ao passo que para outros são independentes ( BARATA,2004).
Pode-se classificar a flacidez estética não como uma patologia distinta, mas sim como uma seqüela de vários episódios ocorridos como exemplo: inatividade física, emagrecimento demasiado etc. A pele pode ser entendida como material biológico de comportamento viscoelástico pode se exemplificar este comportamento quando uma dobra de lençol deixa a pele marcada durante um curto período de tempo após o despertar a duração do contato pele-lençol influencia na duração da deformação .se a pressão for momentânea a dobra na pele também o será caso contrário a marca produzida desaparecerá vagarosamente(JUNQUEIRA; CARNEIRO,2004).
A pele é um tecido que apresenta uma resposta quando submetido a forças de tração é classificado como viscoelástico, tendo a pele comportamento viscolástico ,pode-se concluir que quando o limite elástico da mesma é ultrapassado por algum motivo ,como por exemplo,um individuo magro que se torna obeso em um curto período de tempo e depois emagrece novamente,ao cessar o estímulo, ela não volta ao seu tamanho original, dando origem ao excesso de pele denominado flacidez estética(MAIO,2004).
Segundo Guirro e Guirro(2004),a flacidez também pode ocorrer com o envelhecimento fisiológico a que todas nos estamos sujeitos. A quantidade de massa muscular perdida com o envelhecimento é dependente da atividade física, sendo menor naquelas pessoas que mantém um regime regular de condicionamento físico.Com o envelhecimento, a pele tende a se tornar delgada em alguns locais,