produ o textual
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS camila leiria barbosa
é atualidade
QUE VALOR É DADO À ÉTICA MORAL NAS EMPRESAS DO SÉCULO XXI?
Alegrete
2014
camila leiria barbosa
é atualidade
QUE VALOR É DADO À ÉTICA MORAL NAS EMPRESAS DO SÉCULO XXI?
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sistemas de Informação; Ética, Política e Sociedade; Economia e Modelo de Gestão.
Professoares, Henry T. Nonaka; Marcia Bastos; Joenice L. Santos e Mônica Maria Silva.
Alegrete
2014
INTRODUÇÃO
O trabalho a ser apresentado abordará o caso do Banco HSBC,diante da multa recebida por espionagem de seus funcionários,requerendo toda e qualquer ferramenta de questionamento sobre a violação dos valores éticos dos trabalhadores e a privacidade na empresa.Tendo como base o apoio aos valores éticos e humanistas orientados por uma visão de bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores, uma base necessária para a construção do ambiente mais favorável possível para o desenvolvimento das práticas que possibilitarão o envolvimento e a busca conjunta por resultados e evolução.
DESENVOLVIMENTO
HSBC é condenado em R$ 67,5 milhões por espionar empregados doentes.O juiz Felipe Calvet, da 8ª Vara do Trabalho de Curitiba, condenou o banco HSBC a pagar indenização por danos morais coletivos no valor de 67,5 milhões por ter espionado empregados entre os anos 1999 e 2003. A decisão é de primeiro grau, da qual cabe recurso. Documentos comprovam que a instituição financeira contratou uma empresa de Inteligência para realizar investigações privadas, supostamente justificadas pelo alto número de trabalhadores afastados por motivos de saúde na época. Para tal, seguiam os trabalhadores,inclusive filmando e fotografando. Segundo o procurador do trabalho responsável pela