Topicos Especiais Em Contabilidade Aula 01 Doc 03
Relevância: Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. Esse fazer a diferença está ligado ao valor confirmatório e/ou valor preditivo da informação, isto é, se a informação é útil na avaliação dos impactos dos eventos que ocorreram (confirmatório), que estejam ocorrendo no presente ou possam ocorrer no futuro (preditivo).
O valor preditivo não significa que a informação em si é uma predição ou uma projeção, mas sim que pode ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados. Por exemplo, informações acerca dos volumes históricos de vendas e de produção, bem como dos diversos insumos, são utilizadas nas projeções dos custos de produção.
O valor confirmatório, ligado ao conceito de feedback, é a qualidade que pode ser encontrada na informação que permite ao gestor avaliar as decisões anteriores, visualizando os erros e certos, o que possibilita a adoção de medidas corretivas quando necessário.
A informação que tem valor preditivo, normalmente, também, apresenta valor confirmatório, e o exemplo apresentado no Pronunciamento Conceitual deixa isso bem claro:
A informação sobre receita para o ano corrente, a qual pode ser utilizada como base para predizer receitas para anos futuros, também pode ser comparada com predições de receita para o ano corrente que foram feitas nos anos anteriores. Os resultados dessas comparações podem auxiliar os usuários a corrigirem e a melhorarem os processos que foram utilizados para fazer tais predições. (Pronunciamento Conceitual Básico, item QC10).
Materialidade
Uma informação é material se a sua não-apresentação ou distorção nas demonstrações contábeis puder influenciar as decisões econômicas dos usuários. Assim, a materialidade é um aspecto de relevância que está ligado especificamente a uma dada entidade, com base na natureza ou na magnitude, ou em ambos,