Produ O De Vinho
O vinho é uma bebida proveniente, unicamente, do processo de fermentação alcoólica da uva madura e fresca ou do suco da fruta, é uma bebida muito antiga, também conhecida como bebida dos deuses. O local e a época em que ele foi produzido pela primeira vez não são precisos, mas segundo ARCHAEO NEWS (2003) o vinho vem de 6.000 a 5.000 a.C e ele sempre esteve ligado a rituais tanto religiosos como pagãos, sendo hoje ainda uma das bebidas mais utilizadas em ocasiões especiais. Os maiores consumidores de vinho são países da Europa e alguns da América do Sul, como a Argentina.
No Brasil, a história do vinho inicia-se com o descobrimento, em 1500, onde as caravelas que partiram de Portugal carregavam pelo menos 65 mil litros de vinho, para consumo dos marinheiros. As primeiras videiras foram introduzidas no Brasil em 1532, na capitania de São Vicente. As cultivares, que posteriormente se espalhariam por outras regiões do Brasil, eram da qualidade Vitis vinifera (ou seja, adequadas para a produção de vinho), oriundas de Portugal e da Espanha.
A fruta essencial para a produção de vinhos é, naturalmente, a uva. As uvas não têm a mesma qualidade em todas as regiões, dependendo das características do tipo solos, condições climáticas, técnicas e tecnologia de produção, entre outros aspectos. Normalmente dias moderadamente quentes e noites frias potenciam boas colheitas embora não se possa aplicar esta receita, a todo o tipo de classes. Existe também a produção de vinhos elaborados com outras frutas como laranja, abacaxi, jabuticaba, maça e pera.
O consumo contínuo e moderado de vinho ganhou apoio e incentivo por médicos e profissionais de saúde, advindos dos efeitos positivos para a proteção cardiovascular, ação antioxidante e atuam evitando o surgimento de células cancerosas.
Há um grande número de vinhos tintos devido à vasta variedade de tipos de uvas, da origem do vinhedo, do teor de açúcar, da estrutura química, do método usado no processo de