Comandos Trabalho
COMANDOS ELETROELETRONICOS
ALINE APARECIDA DE OLIVEIRA 2PL
ELIANE CRISTINA DE OLIVEIRA
LETICIA CHAVES
CONSELHEIRO LAFAIETE
2013
ESCOLA TÉCNICA MUNICIPAL “OS PADRES DO TRABALHO”
DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO
APLICAÇÃO DOS CONTATORES, INTERTRAVAEMNTO E CONTATO DE SELO.
CONSELHEIRO LAFAIETE
2013
INTRODUÇÃO
A proteção é uma ação automática provocada por dispositivos sensíveis a determinadas condições anormais, no sentido de evitar ou limitar danos a um sistema ou equipamento, a proteção também pode ser entendida como uma manobra automática. A escolha, aplicação e a coordenação seletiva adequada ao conjunto de componentes que constituem a proteção de um sistema é um dos aspectos mais importantes da instalação elétrica industrial. A função da proteção é justamente minimizar os danos ao sistema e seus componentes, sempre que ocorrer uma falha no equipamento, no sistema elétrico ou falha humana.
Frequentemente os projetos e as instalações de engenharia elétrica apresentam um ou mais equipamentos elétricos, instalados ao longo de uma área, que devem ser controlados por um ou mais locais ou pontos de comando. Como exemplos disso: refinarias, canteiros de obras, diversos processos industriais e mesmo uma simples porta de garagem ou um elevador de um edifício.
O problema que se coloca então é o de suprir energia a todos os equipamentos de forma que o operador possa acioná-los ou desliga-los à distância, de forma segura, econômica e eficiente, isto é, tendo conhecimento do status (ligado ou desligado) e respeitando eventuais diretrizes operativas que regem o funcionamento de cada um dos equipamentos e esse problema só pode ser solucionado com o uso do contator e de suas formas de aplicação.
DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO
RELÉ TÉRMICO DE SOBRECARGA
O princípio de funcionamento do relé de sobrecarga baseia-se na dilatação linear de duas lâminas metálicas com coeficientes de