PROD
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 O PODER DAS MANIFESTAÇÕES POPULARES 4
2.2 CENÁRIO ECONÔMICO 4
2.3 REFLEXÃO 4
3 CONCLUSÃO 5
3.1REFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
Os protestos do Brasil também conhecidos como manifestações dos 20 centavos ou jornada de junho 2013. Foram várias manifestações populares por todo país que inicialmente surgiram para contestar os aumentos nas tarifas de transporte público, principalmente nas principais capitais. Foram as maiores mobilizações no país desde as manifestações pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello em 1992, e chegaram a contar com até 84% de simpatia da população.
Estas manifestações populares ocorreram nas ruas de centenas de cidades brasileiras, tendo inicialmente como foco de reivindicação a redução das tarifas do transporte coletivo, as manifestações ampliaram-se, ganhando um número imensamente maior de pessoas e também novas reivindicações. A violência policial aos atos também contribuiu para que mais pessoas fossem as ruas para garantir os direitos de livres manifestações.
Fazendo uma retrospectiva histórica podemos perceber na história brasileira que algumas manifestações conseguiram alcançar seus objetivos após reunirem milhares de pessoas.
-Em 1992 o Brasil pediu o impeachment do ex presidente Fernando Collor de Mello, frente aos fortes indícios de corrupção em seu governo. Esses jovens que encheram as ruas ficaram conhecidos como “caras pintadas”.
-Em 1983 tivemos o movimento “diretas já”, com o objetivo da aprovação de uma lei que possibilitasse a eleição direta para presidente da república.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O poder das manifestações populares.
Se você quer obter resultados diferentes, deve percorrer caminhos diferentes. Tales de Souza Pinto
O início das reivindicações se deu com o aumento das tarifas do transporte público, o valor das passagens sofreu um aumento de vinte centavos, gerando uma