Prod
Produção
É a transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado. No processo de produção, diferentes insumos ou fatores de produção são combinados para produzir o bem ou serviço final, essa forma de combinação é chamada de processos ou métodos de produção.
A escolha do método ou processo de produção depende de sua eficiência:
• Eficiência técnica: é aquele que produzirá uma mesma quantidade de produto, porém, com menor quantidade de insumo;
• Eficiência econômica: é aquele que permite produzir uma mesma quantidade de produto, porém, com o menor custo de produção.
Fatores Fixos e Fatores variáveis de produção – curto e longo prazos
• Fatores de produção fixos: são aqueles cujas quantidades permanecem inalteradas quando a quantidade da produção varia.
Ex: a tecnologia e as instalações da empresa, que só são alterados a longo prazo.
• Fatores de produção variáveis: são aqueles cujas quantidades se alteram conforme a quantidade de produção varia.
Ex: mão de obra e matérias-primas utilizadas, quando aumenta a produção, são necessários mais trabalhadores e mais matérias-primas.
Existem dois tipos de relações entre a quantidade produzida e a quantidade utilizada dos fatores. Quando todos os fatores de função são considerados variáveis, identifica-se uma situação de longo prazo. Já quando alguns fatores são considerados fixos e outras variáveis, identificamos que a teoria é uma situação de curto prazo.
Análise de Curto Prazo
Neste caso a quantidade produzida dependerá da quantidade utilizada do fator variável (mão-de-obra). Q = f(N) em que: q = quantidade
N = mão-de-obra (fator variável)
K = capital (fator fixo)
Conceitos básicos:
• Produto total (PT): quantidade do produto que se obtém da utilização do fator variável, mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores.
• Produtividade média do fator (PMe): resultado do quociente da quantidade total produzida pela quantidade utilizada desse fator.