Leitura e prod
Vemos no nosso cotidiano, como é importante obter o hábito de ler, e isso traz grandes benefícios, a toda uma sociedade, pois quanto mais se ler, mais conhecimento adquire. Constantemente são levantadas algumas questões como: o que é ler? Para que ler? Como ler? Todas essas perguntadas poderão ser respondidas de diferentes modos, e as respostas dependem de alguns pontos como:
- A língua como representação do pensamento; Onde a leitura é entendida como atividade de captação das ideias do autor, sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
-A língua como estrutura ou como código; Nesta concepção, o texto é visto como simples produto de codificação e decodificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ ouvinte, bastando a este, para tanto, o conhecimento do código utilizado.
-Língua como interação autor-texto-leitor. Os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais, sujeitos ativos que – dialogicamente- se constroem e são construídos no texto.
O significado de um texto não está na soma de significados das palavras que o compõem, nem somente com o que se chama de significado literal do texto. O leitor deve raciocinar, e captar alguns significados que não aparecem diretamente no texto. Ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, pois existem respostas que podem ser encontradas na escrita.
Portanto a leitura é um fator importantíssimo na construção do conhecimento, ela não se configura como um processo passivo. Longe disso, pois exige a descoberta e recriação, pois o leitor além de partilhar e recriar referenciais de mundo transforma-se num produtor de acontecimentos em função de sua compreensão e consciência crítica. (VALENTINI, 1999, p. 63)
‘’De acordo com Adam e Starr (apud COLOMER, 2002, p.29); entende-se por leitura a capacidade de entender um texto escrito’’.
Estratégias de leitura
As estratégias de leitura dizem respeito às formas utilizadas pelo leitor para facilitar a