Procter & Gamble (P&G)
A Procter & Gamble (P&G) é uma empresa global que oferece produtos de bens de consumo como produtos de higiene pessoal, beleza, limpeza doméstica etc. A P&G chegou ao Brasil, em 1988, com a aquisição da Perfumarias Phebo S.A e a partir daí não parou de crescer, sempre buscando inovação em seus produtos.
Um exemplo de como a P&G utilizou o T.I para melhorar a sua tomada de decisão foi na área de suprimentos onde existia um problema que era as pressões sobre os custos e uma cadeia de suprimentos complexa e a solução para diminuir esses problemas foi implantar um software para modelar e otimizar, buscando aumentar o retorno sobre os investimentos e melhorar a cadeia de suprimentos , com isso foi possível aumentar a eficiência e diminuir os custos.
Abaixo é possível analisar melhor o processo:
Agentes de Software programam as entregas dos fornecedores. Caso ocorra de um fornecedor não possa efetuar a entrega do produto no prazo especificado os agentes negociam com outros fornecedores e, assim, criam uma programação de entregas alternativa.
Os mesmos também coletam dados de vendas de cada produto a partir da rede de distribuição da P&G, também repassam esses dados á área de produção, para que os pedidos sejam atendidos o mais rápido possível.
Agentes de Software também programam a distribuição dos distribuidores para os varejistas cujos estoques estejam em falta.
Com isso base-a-se a matriz e a infraestrutura a qual esta a empresa.