Procter & Gamble desenvolve novos relacionamentos como Empresa Digital
O objetivo tradicional da Procter & Gamble Co. (P&G), a gigante dos bens de consumo com 163 anos de existência, é dobrar as vendas a cada década e isso sempre foi cumprido – até recentemente. Nos últimos cinco anos, o crescimento anual das vendas desacelerou de 5 para 2,6 por cento. A.G. Lafley, o novo presidente da P&G, está tentando revitalizar a empresa para melhorar e acelerar o processo de tomada de decisões, diminuir a burocracia, diminuir custos dos sistemas e procedimentos e alimentar a inovação. Dentre os componentes-chave do ambicioso programa de mudanças da P&G estão utilizar a tecnologia de Internet para eliminar as ineficiências de seus relacionamentos com os fornecedores, forjar novos vínculos com os clientes e auferir receitas adicionais com a utilização do marketing pessoal e do comércio eletrônico.
A P&G lançou dúzias de site Web para promover marcas antigas e desenvolver novas marcas, na esperança de aprofundar o relacionamento com seus clientes durante o processo. O PG.com, seu principal site Web corporativo, tem links para vários subsites dedicados a produtos da P&G, como Tide, Pampers e Mr. Clean. Utilizando a Internet para interagir com os clientes e testar seu interesse nesses produtos, a P&G reduziu seus custos de pesquisa de marketing entre 50 e 75 por cento.
A administração da P&G espera que suas iniciativas de Internet e intranet incentivem os funcionários a ser mais criativos e assumir maiores responsabilidades. Uma intranet chamada InnovationNet permite que os usuários enviem relatórios, gráficos e vídeos a um repositório compartilhado e entrem em contato com outras pessoas que estão trabalhando em problemas e assuntos semelhantes. Outra Intranet chamada MyIdea oferece um fórum em que os funcionários podem divulgar suas idéias para o aperfeiçoamento da empresa.
Para diminuir o estoque e o tempo de ciclo, a P&G instituiu um sistema colaborativo de planejamento,