PROCONVE
O programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE) foi criado pelo através de resoluções que estabelecem diretrizes, prazos e padrões legais de emissão admissíveis para as diferentes categorias de veículos automotores, nacionais e importados.
O proconve tem como principal meta a redução da contaminação atmosférica das fontes móveis (veículos automotores), através da fixação dos limites máximos de emissão, induzindo o desenvolvimento tecnológico dos fabricantes e estabelecendo exigência tecnológica para os veículos, cuja a aprovação é feita através de ensaios padronizados. A certificação do protótipo/projeto e o acompanhamento estatístico em veículos de produção também fazem parte da estratégia de controle. Em 6 de junho completará 25 anos de implantação.
O aumento da motorização individual, decorrente da deficiência crônica dos sistemas de transporte de massa, tem intensificado o tráfego nos grandes centros urbanos. Além de causar congestionamentos constantes, com a conseqüente degradação ambiental, devido à poluição do ar e sonora provocada pelos veículos automotores, o crescimento do número de veículos eleva os custos socioeconômicos e provoca sérios danos à saúde humana, devendo ser controlados através da adoção de medidas eficazes de controle da poluição veicular, direta ou indiretamente. Com o objetivo de reduzir e controlar a contaminação atmosférica por fontes móveis (veículos automotores) o Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA criou os Programas de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores: PROCONVE (automóveis) e PROMOT (motocicletas) fixando prazos, limites máximos de emissão e estabelecendo exigências tecnológicas para veículos automotores, nacionais e importados.
Os resultados positivos alcançados até agora, mostram que a estratégia para implantação do controle de emissão de poluentes por veículos automotores foi vitoriosa. O êxito do programa deve-se ao seu cronograma com etapas cada vez