proconve
Implantação:
Assim, em 6 de maio de 1986, a Resolução CONAMA nº 18 criou o Programa deControle de Poluição do Ar por Veículos Automotores – PROCONVE, coordenado pelo IBAMA. O PROCONVE veio definir os primeiros limites de emissão para veículos leves e contribuir para o atendimento aos Padrões de Qualidade do Ar instituídos pelo PRONAR. Em 28 de outubro de 1993 a lei nº 8.723 endossou a obrigatoriedade de reduzir os níveis de emissão dos poluentes de origem veicular, contribuindo para induzir o desenvolvimento tecnológico dos fabricantes de combustíveis, motores e autopeças, e permitindo que veículos nacionais e importados passassem a atender aos limites estabelecidos. O cumprimento dessas exigências é aferido por meio de ensaios padronizados em dinamômetro e com “combustíveis de referência”.
Metas/Objetivos:
– reduzir emissão de poluentes dos veículos automotores;
– promover o desenvolvimento tecnológico nacional;
– promover a melhoria das características dos combustíveis.
– criar programas de inspeção dos veículos em uso;
– promover a conscientização popular quanto à poluição veicular;
– estabelecer condições de avaliação dos resultados alcançados;
Evolução:
Fase Implantação Característica / inovação
Fase L1 1988 - 1991
Caracterizada pela eliminação dos modelos mais poluentes e aprimoramento dos projetos dos modelos já em produção. Iniciou-se também nesta fase o controle das emissões evaporativas. As principais inovações tecnológicas que ocorreram nesta fase foram: reciclagem dos gases de escapamento para controle das emissões de NOx; injeção secundária do ar no coletor de exaustão para o controle de CO e HC; implantação de amortecedor da borboleta do carburador para controle do HC e a otimização do avanço da ignição.
Fase L2 1992 - 1996
A partir dos limites verificados na Resolução CONAMA nº 18/1986, nessa fase investiu-se na adequação de catalisadores e sistemas de injeção eletrônica para uso com mistura de etanol, em proporção