021252722160
678 palavras
3 páginas
HemoparasitosesOs hematozoários são parasitas unicelulares chamados protozoários que para poderem sobreviver alimentam-se de células sangüíneas dos seus hospedeiros.
Em medicina os hamatozoários mais importantes conhecidos por causar doenças graves no homem são o Trypanossoma cruzi causador da Doença de Chagas que atinge principalmente células musculares do coração denominadas miocárido e a Rickettsia rickettsii causadora da doença das montanhas rochosas ou febre maculosa que afeta principalmente os glóbulos vermelhos do sangue.
Em medicina veterinária de pequenos animais, principalmente, cães os hematozoários de maior importância são a Babesia e a Erlichia.
A Babesia canis é causadora da doença babesiose canina. Como principal hospedeiro e transmissor da babesia canina temos o carrapato Rhipicephalus sanguineus.
Erlichia sp, assim como a babésia, também é transmitida pelo carrapato Rhipicephalus sanguineus e também parasitam os glóbulos vermelhos do sangue dos animais da espécie canina. As Erlichias são espécies de protozoários próximas às Babésias, que são diferenciadas mediante técnicas especiais biológicas.
As hemoparasitoses pelo fato de determinarem nos cães parasitados, sangramento pelas pontas das orelhas, recebiam o nome de Nambi-Uvú por nossos indígenas, que em linguagem Tupi significa: Orelha que sangra.
SINAIS CLÍNICOS DAS DOENÇAS
Na babesiose, os animais parasitados albergam esse protozoário em seu sangue circulante, principalmente no interior das hemácias, que têm como conseqüência a ruptura desses glóbulos vermelhos, o que é denominado de hemólise, causando anemia do tipo hemolítica e icterícia.
A erlichiose é uma enfermidade septicêmica bastante comum em cães. A erlichia além de parasitar os glóbulos vermelhos afeta também as células sanguíneas brancas, principalmente monócitos e neutrófilos.
As enfermidades têm maior destaque na primavera e verão onde as condições climáticas favorecem a proliferação do carrapato, embora possa