processos
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas – FACET
Processo de fabricação da cachaça
Belo Horizonte
2013
Processo de fabricação da cachaça
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Engenharia de métodos e processos, no Curso de Engenharia de Produção, no Centro Universitário Newton Paiva.
Belo Horizonte, 22 de outubro de 2013.
1. INTRODUÇÃO
Tudo começou na Ásia, através da fermentação da cana-de-açúcar,obtem-se vários tipos de álcool, entre eles o etílico, onde teve registrado seu cultivo desde os tempos mais remotos da História. Porém os primeiros relatos sobre a fermentação são dos egípcios, apesar dos primeiros relatos sobre a fermentação do vinho serem dos egípcios o primeiro registro de processo de obtenção da bebida, na época denominada de água ardente, foi dos gregos.
Com a expansão do império Romano a aguardente, até então mais difundida na Europa, passa a circular pelo Oriente Médio. Foram os árabes que descobriram os equipamentos para a destilação do vinho, semelhante aos que hoje são conhecidos.Com a era das navegações os portugueses chegam a nova terra a oeste da Europa, tempo depois denominada Brasil. A vontade de exploração e tentativa de tomar posse, Portugal traz ao Brasil a cana de açúcar, vinda do sul da Ásia. Assim surgindo as novas colônias portuguesas e os primeiros núcleos de povoamento agrícola.
Os primeiros colonizadores que vieram para o Brasil apreciavam a Bagaceira Portuguesa e o Vinho d'Oporto. Assim como a alimentação, toda a bebida era trazida da Corte.Em 1532 na capitania de São Vicente surgiu o vinho de cana-de-açúcar que ficava ao relento em cochos de madeiras para os animais, vinda dos tachos de rapadura. Os Senhores de Engenho passam a servir o tal