Processos
BALANÇO MATERIAL
TÍTULO: Balanço material da secagem de diferentes materiais.
OBJETIVOS GERAIS: Realizar a técnica de secagem de material, comparando o cálculo do rendimento teórico com o rendimento real do processo.
LEITURA RECOMENDADA: Balanço de Massas, Balanço Material, Secagem de material, propriedades físico-químicas dos materiais.
INTRODUÇÃO
Balanço Material é um dos princípios fundamentais da engenharia. São usados para fundamentar quantitativamente eficiências, rendimentos, dimensionamento de instalações e de equipamentos, etc. de um determinado processo.
O Balanço de Massa (BM) é uma restrição imposta pela natureza. A lei da conservação de massa nos diz que a massa não pode nem ser criada, nem destruída. Logo, não havendo acúmulo de massa no interior de um equipamento, tem-se ao longo de um determinado intervalo de tempo que: massa total na entrada = massa total na saída.
Baseia-se no princípio de conservação de massa. “A massa não pode ser criada nem destruída, porém, pode ser transformada”, é uma restrição imposta pela natureza.
Fazendo o intervalo de tempo tender à zero, ao invés de quantidades de massa, passamos a falar em termos de vazões: vazão mássica total que entra = vazão mássica total que sai.
A secagem é uma operação unitária de retirada de água de um produto por evaporação ou sublimação, mediante aplicação de calor sob condições controladas. A secagem tem como finalidade conservar alimentos através da diminuição da atividade de água do mesmo. Nos últimos 50 anos, tanto a ciência quanto a tecnologia empenharam-se no sentido de aprimorar novos sistemas na área de preservação de alimentos, e esses esforços tornaram viável a desidratação de enorme variedade de produtos para fins comerciais. O fundamento da secagem é baseado na teoria de transferência de massa e calor juntamente com balanço de massa e energia. Uma grande parte do processo de secagem de