Processos
A experiência trata da aferição de medidores de vazão por obstrução de área. Estes medidores são aplicados para medir escoamentos de fluidos em tubulações. Entre os medidores de vazão por obstrução de área estão os medidores Venturi, a placa de orifício e o bocal.A aferição de um medidor de vazão por obstrução de área consiste justamente na determinação da sua curva de vazão (real) versus a diferença de pressão. Ou, em uma representação adimensional, que generaliza a aferição do medidor, na determinação da curva de k versus o número de Reynolds.
Introdução
A medição de vazão de fluidos sempre esteve presente na era da modernidade. Não se precisa ir muito longe. O hidrômetro de uma residência, o marcador de uma bomba de combustível são exemplos comuns no dia-a-dia das pessoas. Em muitos processos industriais, ela é uma necessidade imperiosa, sem a qual dificilmente poderiam ser controlados ou operados de forma segura e eficiente.
Na História, grandes nomes marcaram suas contribuições. Provavelmente a primeira foi dada por Leonardo da Vinci que, em 1502, observou que a quantidade de água por unidade de tempo que escoava em um rio era a mesma em qualquer parte, independente da largura, profundidade, inclinação e outros. Mas o desenvolvimento de dispositivos práticos só foi possível com o surgimento da era industrial e o trabalho de pesquisadores como Bernoulli, Pitot e outros.
Existe uma variedade de tipos de medidores de vazão, simples e sofisticados, para as mais diversas aplicações. O tipo a usar sempre irá depender do fluido, do seu estado físico (líquido ou gás), das características de precisão e confiabilidade desejadas e de outros fatores. A placa de orifício a qual este relatório se dedica é um dos meios mais usados para medição de fluxos, mas existem outros tipos de medidores de vazão como Tubo de Venturi, rotâmetro, entre outros. Neste relatório iremos fazer um experimento de placa de orifício.
Procedimento Experimental
Estes,