Processos organizacionais
Os processos organizacionais estão relacionados com o mundo externo, onde mudanças e transformações no mundo afetam diretamente o andamento das empresas no mundo, e também relacionadas com o mundo interno, onde as empresas devem analisar minuciosamente seus pontos fortes e fracos sempre estando atentos às variavéis ambientais.
As variáveis ambientais são de ordem política, econômica, tecnológica, relacionadas à concorrentes, clientes e valores sociais.
Estas variáveis impactam diretamente nas empresas, gerando ameaças e oportunidades, e portanto, as empresas devem agir rapidamente para identificar estas situações para a tomada de decisões que venham a melhorar o desempenho da empresa. Com a análise das variáveis e dos mundos internos e externos a empresa deve decidir o que fazer e formular estratégias, e depois como fazer gerando os processos organizacionais.
As seis dimensões dos processos organizacionais são: gestão de processos, modelos e estruturas organizacionais, normas e regulamentos, força humana, layout e sistemas e tecnológia da informação.
Gestão de Processos
Na gestão de processos deve-se manter atento aos erros nos processos, pois erros nos processos geram uma imagem negativa para os clientes, e quando há reclamações de clientes, acarreta em prejuizo financeito à empresa. Por exemplo, o que vem ocorrendo no Brasil, com as empresas de telefonia, onde ocorrem muitas reclamações aos serviços prestados que geram uma má imagem à empresa e até multas da agência reguladora.
Outro fator maléfico à gestão de processos é o retrabalho, pois refazer alguma tarefa mais de uma vez, sempre irá gerar um aumento do custo operacional e perda de competitividade.
Processos deficientes tem como consequência perda de tempo, o que para qualquer empresa gera perda de produtividade. Todas falhas na gestão de processos, leva a empresa diminuir sua eficiência e competitividade.
Cabe à empresa, identificar as causas de tais falhas e criar