Processos Organizacionais
Solicitação do cliente Compra de Matéria Prima
Fabricação Produto a ser entregue ao cliente
2. A VISÃO ORGANIZACIONAL SOB A ÓTICA DE PROCESSOS
1.1. Conceitos Básicos da Visão por Processos. O que é um processo ?
Segundo Harrington “processo é qualquer atividade que recebe uma entrada (input), agrega-lhe valor e gera uma saída (output) para um cliente interno ou externo. Os processos fazem uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos“. O processo de fabricação recebe como entrada uma solicitação do cliente e matéria prima, trabalha esta matéria prima, segundo as especificações do produto gerando o produto solicitado pela cliente.
Fig 1. Seqüência básica de um processo Tipos de Processos
Às vezes, é interessante separar os processos de produção dos bens e serviços oferecidos dos demais processos que ocorrem na organização: os processos relacionados com a gestão da organização e os de apoio aos processos produtivos (Harrington, 1991).
Existem três categorias básicas de processos organizacionais: os processos de negócio (ou de cliente ou produtivo) são aqueles que caracterizam a atuação da organização e que são suportados por outros processos internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo; os processos organizacionais ou de integração organizacional são centralizados na organização e viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas da organização em busca de seu desempenho geral, garantindo o suporte adequado aos processos de negócio; e os processos gerenciais são focalizados nos gerentes e nas suas relações e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização.
Exemplos de processos produtivos (de negócio ou cliente): o Vendas o Desenvolvimento de produtos o Distribuição o Cobrança o Atendimento de pedidos o Atendimento de garantia o Fabricação o Manutenção da máquinas
Exemplos de processos