processos org
13 – Ajustando do design à situação
“Dado um conjunto de parâmetros ao comando do designer da organização, como selecioná-los? Como ele decide quando utilizar um mercado ou uma base funcional para agrupamento na linha intermediária, quando formalizar o comportamento no núcleo operacional e confiar no treinamento ou no uso de instrumentos de interligação para encorajar o ajustamento mútuo, quando descentralizar horizontal ou verticalmente.” (139)
Fatores Hipóteses
Idade e tamanho 1. Quanto mais antiga a organização, mais formalizado o seu comportamento.
2. A estrutura reflete a época da origem do setor.
3. Quanto maior a organização, mais elaborada é sua estrutura – isto é, quanto mais especializadas suas tarefas, mais diferenciadas suas unidades e mais desenvolvido seu componente administrativo.
4. Quanto maior a organização, maior o tamanho médio de suas unidades
5. Quanto maior a organização, mais formalizado será seu comportamento
Sistema técnico 6. Quanto mais regular o sistema técnico, mais formalizado o trabalho operacional e mais burocrática a estrutura do núcleo operacional.
7. Quanto mais sofisticado (mais difícil de entender) o sistema técnico, mais elaborada a estrutura não operacional – especificamente, quanto mais ampla e mais profissional a assessoria de apoio, maior a descentralização seletiva (dessa assessoria) e maior o uso dos instrumentos de religação (para coordenar o trabalho dessa assessoria)
8. A automação do núcleo operacional transforma a estrutura administrativa burocrática em uma estrutura orgânica
Ambiente 9. Quanto mais dinâmico o ambiente, mais orgânica a estrutura
10. Quanto mais complexo o ambiente, mais descentralizada a estrutura
11. Quanto mais diversificados os mercados da organização, maior a propensão de ela dividir-se em unidades baseadas no mercado (dada a economia de escala favorável)
12. A hostilidade extrema em seu