processos industriais
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
TEMA: GESTÃO DE SOBRESSALENTES
NOME DOUGLAS HENRIQUE CARVALHO TELES
TURMA: EPG 3B1
PROFESSOR: ABEL
SÃO VICENTE, ABRIL DE 2013
ÍNDICE
Introdução...................................................................................Pág. 01
Gestão de sobressalentes..................................................Pág. 02 á 04
Conclusão...................................................................................Pág. 05
INTRODUÇÃO
Neste trabalho o assunto tratado é a combinação correta de peças sobressalentes – quantidade e localização geográfica é um ingrediente chave de suporte efetivo para a operação de qualquer sistema. Isto é válido tanto para plataformas de petróleo, plantas de processo, manufatura, mineração, geração de energia, ferrovias; quanto para uma esquadrilha de aeronaves militares ou estações orbitais.
GESTÃO DE SOBRESSALENTES
A gestão de peças sobressalentes é uma parte fundamental da logística, pois geralmente representa cerca de 19 a 35% do custo unitário do produto. Para que esta gestão não seja uma "dor de cabeça" para os gestores, não pode ser só observada do ponto financeiro e/ou operacional, mas também como um serviço para o cliente, isto é, o serviço pós venda é também muito importante para satisfazer as necessidades do cliente. Esta gestão de sobressalentes consiste em ter um certo número de unidades do produto em armazém para que em caso de avaria ou defeito a empresa se encontrar capacitada para solucionar o problema em causa.
Existem dois tipos de peças sobressalentes:
Itens reparáveis - são unidades que podem ser recuperadas, isto é, em caso de avaria a peça é substituída por uma semelhante e a que apresenta falha procede para o centro de reparação para posteriormente ser reposta no armazém;
Itens consumíveis ou descartáveis - são unidades que são diretamente descartadas e substituídas por outras que se apresentam em stock.
Um