Processos gerenciais
A sociologia é uma das ciências humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduos na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas.
Conclusão
Cobrindo todas as áreas de convívio humano, concluímos que nada mais nada menos, a sociologia estuda desde as relações na família ate a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade ou o comportamento religioso, a sociologia pode vir a interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversas outras áreas do saber. Entretanto, os maiores interessados na produção e sistematização do conhecimento sociológico atualmente é o Estado, normalmente o principal financiador da pesquisa desta disciplina científica, e a sociedade civil organizada (movimentos sociais, por exemplo). A sociologia é a única ciência que pode ter a si mesmo como objetivo de indagação crítica.
A sociologia tem a função de, ao mesmo tempo, observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais, e assim formular explicações gerais ou teóricas sobre o fato social, como também se preocupa com aqueles eventos únicos, como por exemplo, o surgimento do capitalismo ou do estado moderno, explicando seus significados e importância que esses eventos têm na vida dos cidadãos.
Como toda forma de conhecimento intitulada ciência, a sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. O conhecimento sociológico, por meio dos seus conceitos, teorias e métodos, constituem um instrumento de compreensão da realidade social e de suas múltiplas redes ou relações sociais.
Os sociólogos estudam e pesquisam as estruturas da sociedade, como grupos étnicos (indígenas, aborígines, ribeirinhos etc.), classes sociais (de trabalhadores, esportistas, empresários, políticos