Processos Gerenciais
Planejamento
André Sebastião Borges Carvalho
Paulo César Farias
Marcelo da Cunha Simão
Cosme R Zamforlin
Jean Charles Ferreira
INTRODUÇÃO
Abordar tópicos relacionados ao planejamento adotando sistemas de suprimentos e produção onde serão mostrados os diferentes ambientes de controle de uma organização para que se possa analisar todas as técnicas de sustentação de uma empresa para manter e crescer no mercado tão competitivo. SETOR DE COMPRAS - FUNÇÃO, OBJETIVO,
ORGANIZAÇÃO E QUALIDADE DE COMPRAS
Compras compactua com todos departamentos de uma empresa.
os
Tem como objetivos de eficiência a obtenção dos materiais e quantidades corretas, das entregas atempadas e dos preços mais vantajosos. Por este e outros fatores, como a reestruturação tecnológica das empresas, torna-se cada vez mais importante a atualização da informação e o dinamismo por parte das pessoas que trabalham nesta área.
Os departamentos de compras têm como principais responsabilidades a escolha de fornecedores adequados e a negociação de preços.
GESTÃO DE ESTOQUE
EM AMBIENTES EMPURRADOS (MRP)
Auxilia as empresas a planejar e controlar suas necessidades de recursos com o apoio de sistemas informatizados. MRP tanto pode significar o planejamento das necessidades de materiais, como o planejamento dos recursos de manufatura. Ele permite que as empresas calculem quantos materiais de determinado tipo são necessários e em que momento.
Para executar os cálculos de quantidade de tempo descrito, os sistemas de planejamento das necessidades de materiais MRP normalmente requer que a empresa mantenha certos dados em arquivos de computador.
GESTÃO DE ESTOQUE
EM AMBIENTES PUXADOS (JIT)
As grandes empresas são pressionadas pela urgência de aumentar a produtividade. Por essa razão, muitas delas resolveram adotar técnicas alternativas.
O sistema JIT tem como objetivo fundamental a melhoria contínua do processo produtivo. A perseguição destes objetivos dá-se, através de um mecanismo de