Processos Gerenciais
O planejamento estratégico realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico. Os dirigentes, no nível institucional da empresa, estão totalmente voltados para a tarefa primária da empresa de se relacionar com o mercado e, com isso, defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral.
Quando se trata de lidar com um ambiente complexo, dinâmico, mutável e imprevisível nem sempre se tem tempo suficiente para coletar todos os dados e as informações possíveis. A empresa não tem condições de processar e interpretar todos os dados e as informações que provém do ambiente. Além disso, como o planejamento estratégico esta orientada para o futuro em um horizonte temporal de longo prazo – e como não tem informações suficientes sobre o futuro – torna-se necessária uma boa dose de intuição, discernimento e julgamento.
O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões envolvendo as ações que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempo, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível institucional e incluindo o conselho de administração. É um processo continuo de tomada de decisões estratégicas e não mais um plano feito e refeito apenas a cada ano que passa. Não se preocupa em antecipar decisões a serem tomadas no futuro, mas sim em considerar as implicações futuras das decisões que devem ser tomadas no presente.
No planejamento estratégico ele abrange a empresa como uma totalidade
Extensão do Planejamento estratégico
Longo prazo.
Grau de incerteza
Elevado em face das coações e contingências que não pode prever
Nível empresarial
Institucional
Planejamento Tático
O planejamento tático é a primeira função dentro do processo